Truthbringer

O Problema

Notícias falsas são difundidas em alta velocidade, e com grande impacto. A admissão da difusão de notícias falsas no Facebook, em sua maioria de origem russa, com impacto nas eleições americanas, é um exemplo. Profissionais sérios podem utilizar inadvertidamente, fatos falsos em seu trabalho. A proliferação dessas notícias, que geralmente objetivam reações fortes de seus leitores, pode intensificar a intolerância e a ignorância na sociedade.

A Solução

Um aplicativo que apresente uma classificação dos difusores de notícias, baseada no trabalho de uma equipe de profissionais, e que possa ser integrado em diversas outras ferramentas/sites/aplicativos que lidam com notícias, pode permitir ao menos que aqueles que buscam informações confiáveis tenham mais possibilidade de análise.

O Mercado

Uma ferramenta gratuita contaria com o apoio de instituições comprometidas com a verdade, como algumas organizações de jornalistas, de imprensa, ou mesmo com mídias sociais que são o principal meio onde essas notícias se propagam.

O Concorrentes

O site e-farsas é um dos concorrentes. Trata-se de um site, e não de um aplicativo integrado à outras plataformas, e busca as notícias mais difundidas. Possuem uma capacidade limitada para analisarem um grande volume de notícias.

O Modelo de Receita

O aplicativo é grátis. A receita deve vir das empresas interessadas, ou até organizações de jornalismo.

Canvas do Projeto